8 de agosto de 2010

Alimentação





Vida longa e próspera:

Facto: Um furão bem alimentado vive mais tempo e melhor, é mais feliz e activo, tem menor probabilidade de ficar doente, recupera mais rápido e melhor das doenças e ao longo da vida representa um custo bem mais baixo com consultas, exames laboratoriais, internações, medicamentos e cirurgias. Assim, a economia com alimentação é a maneira mais idiota para se perder dinheiro.


Considerações importantes:

É importante destacar que furões doentes e idosos podem necessitar de dietas e níveis nutricionais especiais que não foram consideradas nas dicas que se seguem. Se o seu furão têm uma condição especial, a orientação de um especialista é essencial.

Rações originalmente produzidas para furões geralmente apresentam características melhores do que as rações para outros animais e na maioria das vezes são as mais adequadas à nutrição do mustelídeo. Entretanto, algumas das rações feitas especialmente “para ferrets” são muito piores do que algumas das rações “premium” feitas para “filhotes de gatos (kittens)”, por isso, eu considero inadequadas à nutrição do furão.

Exemplo disso, são as marcas ZooFood, Nutral e PetMeals, que além de apresentarem proporções baixas de nutrientes importantes para o crescimento e manutenção da saúde do furão, têm como seus principais ingredientes fontes de origem vegetal. Estas marcas entre outras, mesmo sendo muito inadequadas e caras pela qualidade e ingredientes que são feitas, são vendidas como se fossem formulações especiais para furões!

Como escolher uma boa ração para meu furão?

De uma maneira simplificada a escolha de uma ração adequada para furão deve considerar principalmente duas características:

1º - Deve conter elevados índices de proteína e de gordura;
A maioria dos especialistas afirma que o teor de proteína da ração para o furão deve ser de aproximadamente 36% e que o teor de gordura deve ser de aproximadamente 20%.

2º - A proteína e a gordura devem ser predominantemente de origem animal (alto valor biológico).

Apesar da ordem dos ingredientes não demonstrar a proporção de cada um deles na fórmula, em geral podemos considerar que as rações que apresentam mais ingredientes de origem animal nas primeiras posições tendo a ter maior proporção de nutrientes de alto valor biológico e, portanto geralmente são mais adequadas à nutrição dos furões. Entretanto, a análise desta variável deve ser cuidadosa, pois existem exceções, como, por exemplo, o Whiskas Gatitos, que apresenta os 4 primeiros ingredientes de origem animal, porém, como tem os índices protéicos e lipídicos muito baixos, se torna inadequado para a alimentação do furão.

Isso ocorre porque as proteínas vegetais têm uma estrutura “empacotada” como um novelo de lã, formando um emaranhado tão compacto, que as enzimas digestivas do animal não conseguem quebrar seus pedaços de forma efetiva. Com isso, o sistema digestório não consegue absorver os aminoácidos dessas proteínas. Já a proteína animal possui uma estrutura menos compacta e é facilmente desmontada em suas peças fundamentais, os aminoácidos. Com isso, esses aminoácidos conseguem ser absorvidos facilmente.

Lembre-se sempre que o sistema digestório do furão é muito curto e ele têm poucas horas para quebrar, absorver e aproveitar os nutrientes que ingeriu. Se não facilitar este trabalho, ele não vai nutrir adequadamente...

Se os furões são estritamente carnívoros, porque há vegetais na ração?

Alguns ingredientes vegetais são importantes para dar consistência aos “pellets” da ração e é normal que apareçam entre os seus quatro primeiros componentes, mas deve-se evitar que duas ou mais fontes vegetais apareçam nessas posições de destaque.
Para a digestão do furão, o amido proveniente do arroz e da batata é considerado mais adequado do que aquele proveniente de milho.


Sem comentários: